segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Resenha de Livro: Entrevista com o Vampiro ( Anne Rice ) + Filme + Música

Pois é... Foi difícil pensar sobre qual livro eu iria falar dessa vez... Então, comecei a revirar meus livros em busca de alguma coisa. Foi quando a ideia surgiu através da musica que estava ouvindo: ''Moon Over Bourbon Street'' do Sting. Para quem não sabe ou não conhece, essa música teve como inspiração o livro ''Entrevista com o Vampiro'' e para quem já leu, é possível ver algumas semelhanças entre a letra da música e o ponto de vista do personagem principal do livro, o vampiro Louis de Pointe du Lac, que é também o tal Vampiro Entrevistado do título. O livro conta a história de como foi que Louis se tornou um vampiro e como foram os primeiros anos de sua vida ao lado do homem que o transformou, Lestat de Lioncourt, que é o típico vampiro sedutor, cínico, cruel e egocêntrico. ( Serei odiado pelos fãs de Crepúsculo, mas isso sim é que é um vampiro de verdade e não aquele amontoado de fadas-vampiras-''vegetarianas''. ) 

Eu vou tentar não dar o menor número spoilers possíveis sobre o livro, porque a história é toda interligada e é um pouquinho complicado resumir ele sem dar nenhum spoiler.

Bom, a entrevista começa quando Louis conta sobre sua vida ainda humana na Louisiana para o seu entrevistador Daniel Malloy, e sobre como uma série de acontecimentos o leva até o momento em que se encontra com Lestat e consequentemente com a sua ultima visão do pôr do sol. 
 Depois que sua transformação em vampiro se completa, ele começa a refletir e a se opor contra seus novos hábitos alimentares, e diferente de Lestat, ele não acha nada divertido o fato de matar. Mas ainda sem escolha, ele opta por se alimentar de sangue de animais ( E não ficava se auto intitulando de ''Vampiro Vegan'' por aí... Mas enfim. ) que apesar de não darem tanta força e vigor quanto o sangue humano, o mantém vivo. Quando Lestat descobre que Louis anda se alimentando dessa forma, começa a uma série de deboches e críticas que duram até o dia em que a dieta de viver sem sangue humano é burlada, e de uma forma um tanto dramática e que acaba influenciando o surgimento de uma outra personagem, a vampirinha Claudia, que é ''adotada'' pelos dois vampiros. Durante esse convívio, personalidade de Claudia vai se tornando uma mescla de alguns traços das personalidades de ambos, como uma certa indiferença em matar, herdada de Lestat, com o desgosto em ser vampira, herdado de Louis. Porém, ainda assim, ela acaba se aproximando mais dele e de sua visão sobre o mundo, chegando até mesmo a trair a confiança de Lestat para poder ter uma chance de fugir junto com Louis do tormento que se torna viver junto na presença e no estilo de vida sórdido do outro vampiro. No desenvolver da trama, aparece outro personagem importante no livro, Armand, que Louis vê como uma possibilidade de obter algumas respostas sobre sua nova visão do mundo, sendo um vampiro.
O primeiro volume das Crônicas Vampirescas, ganhou a sua versão para cinema em 1994, com Brad Pitt interpretando Louis, Tom Cruise como Lestat, Antonio Banderas como Armand e Kirsten Dunst interpretando Claudia. O filme também conta com a participação de atores como Stephen Rea e Christian Slater. A versão para cinema do livro, tem algumas adaptações em assuntos mais ''polêmicos'' que são tratados no livro como por exemplo, a forma que os personagens se relacionam, algumas atitudes e até mesmo o pai de Lestat que no filme nem mesmo é mencionado! 
E para terminar, só me resta lembrar que o livro é o primeiro de uma coleção chamada ''Crônicas Vampirescas'' que começou a ser lançada no ano de 1976, todos escritos por Anne Rice e já traduzidos no Brasil. A coleção inclui outros títulos como ''O Vampiro Lestat'', ''Memnoch'', ''A Rainha dos Condenados'', ''O Vampiro Armand'' entre outros. O ultimo livro da coleção foi lançado em 2003 e se chama ''Cântico de Sangue''.


Nenhum comentário:

Postar um comentário